A Fresta
O sarau nasceu em 2012 quando o poeta Vinni Corrêa, junto com o renomado poeta Cairo Trindade, em ocasião do lançamento do livro Coma de 4 (Vinni Corrêa), resolveu criar um evento que promovesse a poesia erótica carioca. A primeira edição da Fresta Literária ocorreu no dia 24 de outubro de 2012, no auditório Vladimir Herzog das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha). Essa primeira "poetagem" teve a participações dos poetas Vinni Corrêa, Cairo Trindade e Oswaldo Martins, além da participação de Vinícius Antunes, atual roteirista do programa Zorra, numa mesa de debate.
O sucesso da Fresta fez com que no ano seguinte o evento ganhasse uma nova edição. Em 2 de maio de 2013, também na Facha, a II Fresta Literária contou com um maior números de poetas. Desta vez participaram, além de Vinni Corrêa e Cairo Trindade, poetas como Denizis Trindade, Clauky Boom, Tanussi Cardoso, Dalberto Gomes, Ricardo Ruiz, Felipe Rey Rey, Marisa Vieira, Mariana Valle, Dalmo Saraiva, Zuza Zapata e outros. Naquela noite de quinta-feira, um público de 120 pessoas saboreou o que havia de melhor na poesia erótica do Rio de Janeiro.
Todo o erotismo poético desses poetas fresteiros ganhou repercussão. Um convite veio para que a III Fresta Literária fizesse parte de um programa de TV sobre sexo chamado "Sex in The World's Cities", do canal a cabo francês Paris Première, cujo episódio tem como cenário o Rio de Janeiro. Assim surgiu a terceira edição do evento, que ocorreu no Centro de Convenções Bolsa do Rio, apoiado pela Nove Eventos, com participação de Vinni corrêa, Cairo Trindade, Denizis Trindade, Dalberto Gomes, Felipe Rey Rey, Mariana Valle, Marcio Rufino, Poeta Xandu, Ricardo Ruiz entre outros. Bianca Jahara, apresentadora do Programa Penetra, do canal Sexy Hot, nos fez uma visita calorosa, gravando entrevistas com os poetas.
Confira a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=xejNhi7qE1Y
A 4ª edição da Fresta Literária ocorreu no dia 17 de outubro de 2013, no Espaço Multifoco, na Lapa, contando com o apoio do pessoal do Pop Bola, programa de rádio que ia ao ar de segunda a sexta, às 17h30, na Bradesco Esportes FM (hoje está na Rádio Globo). Nesta edição participaram os poetas Dalberto Gomes, Jorge Ventura, Ricardo Ruiz, Tanussi Cardoso, Vinni Corrêa e outros poetas, além de ter contado com uma exposição de pintura erótica do artista Leandro Ervilha. Dois dias antes, Jorge Ventura e Vinni Corrêa fizeram a Frestinha Literária, pequena apresentação de poemas eróticos no pátio da Facha.
A 5º Fresta Literária retornou ao lugar onde nasceu – a FACHA. No dia 15 de maio de 2014, artistas como Sheyla de Castilho, Cynthia Dorneles, A Dupla do Prazer (Cairo Trindade e Denizis Trindade), Dalberto Gomes, Igor Cotrim, Tanussi Cardoso e Vinni Corrêa fizeram uma maravilhosa apresentação com muita poesia erótica e performances que levaram os estudantes da Facha e outros espectadores a uma apresentação jamais vista na faculdade.
Em uma edição especial, a convite de Fernando Sá em parceria com o Cine Joia para integrar o calendário do movimento #riocapitaldapoesia, Vinni Corrêa apresentou a 6º Fresta Literária no dia 7 de julho de 2014. Performances poéticas-eróticas de Eduardo Macedo, Kyvia Rodrigues, Kandrea Nascimento, Bayard Tonelli, Tanussi Cardoso, Dalberto Gomes, Cairo Trindade, Denizis Trindade, Igor Cotrim, entre muitos outros poetas, encantaram o público no cinema de Copacabana.
Vinni Corrêa é pornopoeta e idealizador e organizador da Fresta Literária - sarrau de poesia erótica. Já publicou três livros de poesia (Coma de 4, Literatura de Bordel e Lunch Box) e lançará seu próximo trabalho, intitulado "Sexo a Três", em 2018. Atua como pesquisador não acadêmico do tema erotismo, publicando diversos textos na internet sobre o assunto. É pós-graduando em Psicanálise e Ciências Humanas, pós-graduado em Marketing e graduado em Jornalismo e em Gestão de Eventos. Conheça mais sobre Vinni Corrêa em www.vinnicorrea.com.